ruptura elétrica - definizione. Che cos'è ruptura elétrica
Diclib.com
Dizionario in linea

Cosa (chi) è ruptura elétrica - definizione

PEIXE ELÉTRICO DA AMÉRICA DO SUL
Raia-eletrica; Enguia elétrica; Electrophorus electricus; Enguia-elétrica

Mufla elétrica         
Mufla eletrica
Mufla elétrica é uma terminação nos cabos de alta tensão,Muflas terminais primárias e terminações }} FUNDEC - Fundação Dracenense de Educação e CulturaMódulo: Montagem de terminações para cabos isolados – Saídas de Subestações COPEL - Companhia Paranaense de Energia aplicada onde existe uma transição do tipo de isolamento. A rigor deve existir uma mufla em cada ponto de mudança de tipo de isolamento, mas na maioria das vezes a mufla está em uma transição de isolamento sólido (ou liquido) para ar.
Condutividade elétrica         
Condutividade eléctrica; Conductividade eléctrica; Condução elétrica; Conductividade elétrica
Condutividade elétrica (\sigma) é usada para especificar o caráter elétrico de um material. Ela é simplesmente o recíproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
Central Elétrica de Silahtarağa         
  • Interior da central, atualmente parte do Museu de Energia de [[SantralIstanbul]]
  • Um dos velhos geradores
Central Elétrica de Silahtaraga
A Central Elétrica de Silahtarağa () foi uma central térmica a carvão localizada em Istambul, Turquia. Foi a primeira central elétrica do Império Otomano (à parte duma pequena central hidroelétrica) e esteve em funcionamento entre 1914 e 1983, tendo sido convertido posteriormente num complexo cultural e universitário — o SantralIstanbul — que inclui um campus da Universidade Istambul Bilgi, dois museus e outras estruturas, o qual foi inaugurado em 2007.

Wikipedia

Poraquê

O poraquê (Electrophorus electricus) é uma espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilogramas. É uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 860 volts a cerca de três ampères.

O termo "poraquê" vem da língua tupi e significa "o que faz dormir" ou "o que entorpece", em referência às descargas elétricas que produz. Além deste nome, também é chamado de enguia, enguia-elétrica, muçum-de-orelha, pixundé, pixundu ou peixe-elétrico (embora não seja o único peixe-elétrico existente).

É típico da Bacia amazônica (rios Amazonas, Orinoco, Madeira), bem como dos rios do estado brasileiro do Mato Grosso, Rondônia. Também encontra-se em quase toda a América do Sul.